Um brinde ao Manga com Leite!

Comer manga com leite causa indigestão e pode ser fatal. Será?

Essa crença surgiu na época da escravidão. Os senhores de engenho criaram o mito para impedir que seus escravos não comessem as mangas e nem tomassem o leite de sua propriedade. A invenção caiu no consenso popular e permanece até os dias de hoje. Desde crianças ouvimos crenças e histórias passadas de geração a geração e muitas vezes não nos questionamos sobre seu real sentido.
Com a profissão de Relações Públicas acontece a mesma coisa. A área fica presa a discussões “clássicas” e a conceitos importados de outros países que não a levam a rumo nenhum e muitas vezes não condizem com a realidade brasileira. O medo que muitos têm de não passar por cima dos “conselhos da vovó” faz com que a prática das Relações Públicas caia no senso comum, não busque novos caminhos, não considere teorias relevantes e nem o contexto sócio-histórico em que se encontra.

Por isso, o Manga com Leite. Aqui desconstruiremos as normas pré-estabelecidas da profissão e buscaremos novas e polêmicas concepções para debate que levem a uma mudança de consciência do profissional de Relações Públicas. Esperamos que a comunidade de RP se interesse pelo blog e participe conosco das discussões.

Obrigada e uma batida de manga com leite para todos!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

evolução X ética

A evolução nos meios de comunicação ocorreu de tal maneira que acarretou em uma melhora, um crescimento e uma difusão muito rápida. Já notaram que nós estamos preseciando o “boom” da tecnologia? Não sei se é ousadia minha em dizer isso, mas pelo menos eu sinto. Quem é que não lembra quando o acesso à internet era raro? Ou que o telefone móvel (vulgo celular) ainda era apenas um sonho? E em quanto tempo houve a evolução do mp3 para o mp5?

Por outro lado, essa democratização dos meios tecnológicos, mais precisamente da internet, tornou acessível a violação de privacidade (orkut), a veiculação de pornografia (youporn), a disseminação de ideais preconceituosos e um poderio da mídia de construir uma realidade fantasiosa que muitos acreditam. Além disso, o controle sobre a imprensa ficou quase que impossível. Já imaginaram se Getúlio Vargas surgisse agora e quissesse manipular os meios de comunicação?

Notou o grau da situação? Qualquer um, se quiser, pode expressar a sua opinião através da internet, como eu mesma estou fazendo nesse blog. Qualquer um pode espalhar um boato e isso pode ter enormes conseqüências, dependendo a quem ou o que está se referindo.

Então, perceba que o número de atores nessa difusão da informação também aumentou e, conseqüentemente, a responsabilidade pela ética não cabe, agora, apenas aos comunicólogos, mas ao público juntamente. Mas como controlar um consumidor revoltado com uma empresa? Quando você é super mal atendido em uma empresa conceituada, a sua vontade não é de contar pra todo mundo e pedir pra que nunca mais comprem na tal empresa?

O meu intuito seria falar sobre como o RP trabalha nesse contexto, mas decidi levar o foco dessa discussão para outro lado, até mesmo pra encaixar melhor no real propósito que esse blog foi criado.

Há um tempo atrás, não muito, lutou-se pelo direito à liberdade de expressão, de opinião, de acesso à comunicação e tudo mais. Conseguimos! Pra quê? Pra ficarmos xingando uns aos outros? Apenas criticar e falar mal? A proporção de matérias drásticas, de catástrofes e de fofoquinhas é muito maior do que matérias científicas, com informações que realmente acrescentem o nosso conhecimento.

Discutir acerca da ética pode estar em alta. Controle de qualidade, deontologias, comitês de ética e conselhos de imprensa vêm surgindo cada vez mais pra tentar controlar esses meios. Mas como já foi dito, é quase que impossível! Acho que é preciso que cada ator desse processo busque uma responsabilidade geral e solidária, já que conseguirmos a liberdade de comunicação. É preciso uma democratização da verdadeira informação.

Por acaso, você faz a sua parte?






Ellen Suzuki

2 comentários:

Anônimo disse...

Ellen!! Adorei, é isso aí, nosso blog não pode parar!!
E usando aqui da minha liberdade de expressão, gostaria de fazer um comentário... Hoje, apesar da informação estar mais acessível, ela continua fragmentada e superficial. Acredito que o que é preciso é que as mídias não tentem cubrir as informações com um manto de uma suposta imparcialidade que não existe, mas se aprofundar nelas e torná-las críticas.
Continue a escrever!!
Bjoss

JoãoMeira disse...

Tô atrasado né?

Mas acho legal divulgar aqui, inspirado pelo texto da Ellen, o blog Generación Y, da cubana Yoani Sánchez. O blog é famoso justamente pelo embate com o controle da Informação naquele país.
http://www.desdecuba.com/generaciony/

E, relacionando este tema à RP, o último livro do Porto Simões é interessante (Informação, Inteligência e Utopia, Summums, 2006)
"Informação é a matéria-prima de Relações Públicas"