Um brinde ao Manga com Leite!

Comer manga com leite causa indigestão e pode ser fatal. Será?

Essa crença surgiu na época da escravidão. Os senhores de engenho criaram o mito para impedir que seus escravos não comessem as mangas e nem tomassem o leite de sua propriedade. A invenção caiu no consenso popular e permanece até os dias de hoje. Desde crianças ouvimos crenças e histórias passadas de geração a geração e muitas vezes não nos questionamos sobre seu real sentido.
Com a profissão de Relações Públicas acontece a mesma coisa. A área fica presa a discussões “clássicas” e a conceitos importados de outros países que não a levam a rumo nenhum e muitas vezes não condizem com a realidade brasileira. O medo que muitos têm de não passar por cima dos “conselhos da vovó” faz com que a prática das Relações Públicas caia no senso comum, não busque novos caminhos, não considere teorias relevantes e nem o contexto sócio-histórico em que se encontra.

Por isso, o Manga com Leite. Aqui desconstruiremos as normas pré-estabelecidas da profissão e buscaremos novas e polêmicas concepções para debate que levem a uma mudança de consciência do profissional de Relações Públicas. Esperamos que a comunidade de RP se interesse pelo blog e participe conosco das discussões.

Obrigada e uma batida de manga com leite para todos!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

rp = festinha??????

Apoio. Cerimonial. Eventos. Patrocínio. Preciso de uma faculdade pra fazer isso? Por que você pensa que é o relações públicas quem faz esse tipo de coisas? Qualquer um é capaz de fazer isso, é só ter um pouco de simpatia misturado com um pouco de jogo de cintura! É a mesma coisa quando me dizem que eu tenho que ser mais falante e mais extrovertida, já que estou fazendo RP. Por acaso faço relações públicas ou relações sociáveis?

É revoltante quando fazem esses tipos de comentários ou quando me pedem esses “favores”, é ainda mais revoltante quando uma própria estudante de RP me disse que entrou pro curso porque “adora organizar eventos”, mas tudo bem. O que me conforma é que ela ainda está no primeiro semestre e vai aprender que não é nada disso. Ela pode demorar, mas um dia vai entender o que realmente significa essa profissão. Ela vai... mas e a minha mãe?

É bem difícil pra ela e pra muitos outros entenderem essa “nova” profissão. Primeiro porque as relações públicas não têm uma única definição, não tem uma única frase que eu possa atribuir para o que eu vou exercer. Isso às vezes me dá uma certa insegurança...

O fato de raras pessoas quererem seguir a área acadêmica também contribui. Acredito que 99% da minha sala não pensa em um dia ministrar aulas de relações públicas em alguma universidade. Então como ter uma visão mais contemporânea sobre a desenvoltura do profissional no atual contexto sendo que nossos professores apresentam as mesmas matérias há pelo menos confirmados 10 anos (isso se não forem muitos mais)?
Cadê o empreendedorismo? as inúmeras novas tecnologias? a famosa dialética?
Mas isso foi mais um desabafo, que com certeza é algo que todos já pensaram e se perguntaram.
E então, o que podemos fazer?
Ellen Suzuki

3 comentários:

Anônimo disse...

Vim dar uma visitada nos blogs...e me deparei com seu post!
Infelizmente, para seguir a área acadêmica é muito mais complicado do q se imagina. Talvez isso "ajude" a ter tantas pessoas se conformando com as festinhas e poucas querendo modificar desde a base: através das aulas.

Anônimo disse...

Vamos lá querida Ellen.

Primeiramenta credito que ter jogo de cintura, simpatia e saber lidar com pessoas não é todo mundo que saiba fazer e sim um tipo de inteligência. Inteligência interpessoal.

Segundo, acredito que relações públicas cada vez mais vem exercendo um importante papel junto com a propaganda e e as empresas. No meio publicitário, por conta de uma visão estereotipada, as marcas e produtos carecem de credibilidade e relações públicas é um ingrediente único e fundamental na construção de uma marca. Relações Públicas demoram mais para construir marcas, porém a base nela construida é mais forte.

Hoje em dia é muito comum se ouvir falar de CRM (Custom relationship management) e cada vez mais, pelas empresas está ferramente é aplicada. O mais importante para este relacionamento é mostrar ao cliente que ele é único e cabe a empresa conhecer seu perfil e suas preferências através de experiencias anteriores. Este é um papel desempenhado pelo marketing mas que utiliza a Relaões Públicas como uma ferramenta para a construção desse relacionamento.

Marcas que saltaram na frente e utilizaram Relações Públicas como ferramenta de construção hoje são consideradas fortes e estáveis, como por exemplo a Starbucks, o Red Bull, a Zara, Harry Potter.

Bom, espero que com o meu textinho, escrito com muito carinho, você possa ter uma visão diferente de "festinhas" e "eventos".

TE AMO, beijos

(guarde bem essas palavras, você pode nunca mais ouvir um publicitário falando isso)

ellen.suzuki disse...

tá vendo o pq esse blog não pode acabar?