Apoio. Cerimonial. Eventos. Patrocínio. Preciso de uma faculdade pra fazer isso? Por que você pensa que é o relações públicas quem faz esse tipo de coisas? Qualquer um é capaz de fazer isso, é só ter um pouco de simpatia misturado com um pouco de jogo de cintura! É a mesma coisa quando me dizem que eu tenho que ser mais falante e mais extrovertida, já que estou fazendo RP. Por acaso faço relações públicas ou relações sociáveis?
É revoltante quando fazem esses tipos de comentários ou quando me pedem esses “favores”, é ainda mais revoltante quando uma própria estudante de RP me disse que entrou pro curso porque “adora organizar eventos”, mas tudo bem. O que me conforma é que ela ainda está no primeiro semestre e vai aprender que não é nada disso. Ela pode demorar, mas um dia vai entender o que realmente significa essa profissão. Ela vai... mas e a minha mãe?
É bem difícil pra ela e pra muitos outros entenderem essa “nova” profissão. Primeiro porque as relações públicas não têm uma única definição, não tem uma única frase que eu possa atribuir para o que eu vou exercer. Isso às vezes me dá uma certa insegurança...
O fato de raras pessoas quererem seguir a área acadêmica também contribui. Acredito que 99% da minha sala não pensa em um dia ministrar aulas de relações públicas em alguma universidade. Então como ter uma visão mais contemporânea sobre a desenvoltura do profissional no atual contexto sendo que nossos professores apresentam as mesmas matérias há pelo menos confirmados 10 anos (isso se não forem muitos mais)?
É revoltante quando fazem esses tipos de comentários ou quando me pedem esses “favores”, é ainda mais revoltante quando uma própria estudante de RP me disse que entrou pro curso porque “adora organizar eventos”, mas tudo bem. O que me conforma é que ela ainda está no primeiro semestre e vai aprender que não é nada disso. Ela pode demorar, mas um dia vai entender o que realmente significa essa profissão. Ela vai... mas e a minha mãe?
É bem difícil pra ela e pra muitos outros entenderem essa “nova” profissão. Primeiro porque as relações públicas não têm uma única definição, não tem uma única frase que eu possa atribuir para o que eu vou exercer. Isso às vezes me dá uma certa insegurança...
O fato de raras pessoas quererem seguir a área acadêmica também contribui. Acredito que 99% da minha sala não pensa em um dia ministrar aulas de relações públicas em alguma universidade. Então como ter uma visão mais contemporânea sobre a desenvoltura do profissional no atual contexto sendo que nossos professores apresentam as mesmas matérias há pelo menos confirmados 10 anos (isso se não forem muitos mais)?
Cadê o empreendedorismo? as inúmeras novas tecnologias? a famosa dialética?
Mas isso foi mais um desabafo, que com certeza é algo que todos já pensaram e se perguntaram.
E então, o que podemos fazer?
Ellen Suzuki
3 comentários:
Vim dar uma visitada nos blogs...e me deparei com seu post!
Infelizmente, para seguir a área acadêmica é muito mais complicado do q se imagina. Talvez isso "ajude" a ter tantas pessoas se conformando com as festinhas e poucas querendo modificar desde a base: através das aulas.
Vamos lá querida Ellen.
Primeiramenta credito que ter jogo de cintura, simpatia e saber lidar com pessoas não é todo mundo que saiba fazer e sim um tipo de inteligência. Inteligência interpessoal.
Segundo, acredito que relações públicas cada vez mais vem exercendo um importante papel junto com a propaganda e e as empresas. No meio publicitário, por conta de uma visão estereotipada, as marcas e produtos carecem de credibilidade e relações públicas é um ingrediente único e fundamental na construção de uma marca. Relações Públicas demoram mais para construir marcas, porém a base nela construida é mais forte.
Hoje em dia é muito comum se ouvir falar de CRM (Custom relationship management) e cada vez mais, pelas empresas está ferramente é aplicada. O mais importante para este relacionamento é mostrar ao cliente que ele é único e cabe a empresa conhecer seu perfil e suas preferências através de experiencias anteriores. Este é um papel desempenhado pelo marketing mas que utiliza a Relaões Públicas como uma ferramenta para a construção desse relacionamento.
Marcas que saltaram na frente e utilizaram Relações Públicas como ferramenta de construção hoje são consideradas fortes e estáveis, como por exemplo a Starbucks, o Red Bull, a Zara, Harry Potter.
Bom, espero que com o meu textinho, escrito com muito carinho, você possa ter uma visão diferente de "festinhas" e "eventos".
TE AMO, beijos
(guarde bem essas palavras, você pode nunca mais ouvir um publicitário falando isso)
tá vendo o pq esse blog não pode acabar?
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