Manga com leite - aproveitando a proposta do nosso blog, este texto trata rapidamente de outra combinação que não é indigesta, nem fatal: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda.
Tais atividades são classificadas como distintas no campo comunicação, mas é inegável que suas cargas teóricas, técnicas e ferramentas se assemelham e podem atuar juntas.
Um exemplo disso é a propaganda institucional. Muitos comunicólogos consideram que a Propaganda Institucional - denominada por alguns autores americanos de Propaganda de Relações Públicas- é uma área em que as atividades de Relações Públicas e Propaganda se integram.
As informações divulgadas a respeito de uma organização, seus recursos e políticas, permitem que os públicos se predisponham a uma atitude mais favorável perante a empresa e seus produtos. E uma das áreas de atuação das relações públicas organizacionais é justamente estimular a confiança entre a instituição e seus clientes, trabalhando a favor da “boa imagem” institucional.
Além disso, a estrutura comunicacional da Publicidade aproxima-se das relações públicas no sentido de buscar convencer um público. Para que isso aconteça de maneira eficaz, deve-se primordialmente detectar o público alvo e escolher a melhor forma de levar a informação a ele, tudo isso sem contar o quanto uma pesquisa de mercado pode auxiliar na venda e na fixação da marca de um determinado produto. E essas são algumas áreas de atuação das Relações Públicas.
Esta é uma breve postagem do Manga com Leite que diz respeito a apenas um exemplo de atuação das Relações Públicas em conjunto com outras áreas.
Tais atividades são classificadas como distintas no campo comunicação, mas é inegável que suas cargas teóricas, técnicas e ferramentas se assemelham e podem atuar juntas.
Um exemplo disso é a propaganda institucional. Muitos comunicólogos consideram que a Propaganda Institucional - denominada por alguns autores americanos de Propaganda de Relações Públicas- é uma área em que as atividades de Relações Públicas e Propaganda se integram.
As informações divulgadas a respeito de uma organização, seus recursos e políticas, permitem que os públicos se predisponham a uma atitude mais favorável perante a empresa e seus produtos. E uma das áreas de atuação das relações públicas organizacionais é justamente estimular a confiança entre a instituição e seus clientes, trabalhando a favor da “boa imagem” institucional.
Além disso, a estrutura comunicacional da Publicidade aproxima-se das relações públicas no sentido de buscar convencer um público. Para que isso aconteça de maneira eficaz, deve-se primordialmente detectar o público alvo e escolher a melhor forma de levar a informação a ele, tudo isso sem contar o quanto uma pesquisa de mercado pode auxiliar na venda e na fixação da marca de um determinado produto. E essas são algumas áreas de atuação das Relações Públicas.
Esta é uma breve postagem do Manga com Leite que diz respeito a apenas um exemplo de atuação das Relações Públicas em conjunto com outras áreas.
Flávia Zago
2 comentários:
Não seria necessário, Flavia, falar das diferenças mais do que das semelhanças. Penso que é preciso para um bom entendimento de ambas as áreas.
Obrigado por Blog intiresny
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