Um brinde ao Manga com Leite!

Comer manga com leite causa indigestão e pode ser fatal. Será?

Essa crença surgiu na época da escravidão. Os senhores de engenho criaram o mito para impedir que seus escravos não comessem as mangas e nem tomassem o leite de sua propriedade. A invenção caiu no consenso popular e permanece até os dias de hoje. Desde crianças ouvimos crenças e histórias passadas de geração a geração e muitas vezes não nos questionamos sobre seu real sentido.
Com a profissão de Relações Públicas acontece a mesma coisa. A área fica presa a discussões “clássicas” e a conceitos importados de outros países que não a levam a rumo nenhum e muitas vezes não condizem com a realidade brasileira. O medo que muitos têm de não passar por cima dos “conselhos da vovó” faz com que a prática das Relações Públicas caia no senso comum, não busque novos caminhos, não considere teorias relevantes e nem o contexto sócio-histórico em que se encontra.

Por isso, o Manga com Leite. Aqui desconstruiremos as normas pré-estabelecidas da profissão e buscaremos novas e polêmicas concepções para debate que levem a uma mudança de consciência do profissional de Relações Públicas. Esperamos que a comunidade de RP se interesse pelo blog e participe conosco das discussões.

Obrigada e uma batida de manga com leite para todos!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Nova combinação - nada indigesta


Manga com leite - aproveitando a proposta do nosso blog, este texto trata rapidamente de outra combinação que não é indigesta, nem fatal: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda.
Tais atividades são classificadas como distintas no campo comunicação, mas é inegável que suas cargas teóricas, técnicas e ferramentas se assemelham e podem atuar juntas.
Um exemplo disso é a propaganda institucional. Muitos comunicólogos consideram que a Propaganda Institucional - denominada por alguns autores americanos de Propaganda de Relações Públicas- é uma área em que as atividades de Relações Públicas e Propaganda se integram.
As informações divulgadas a respeito de uma organização, seus recursos e políticas, permitem que os públicos se predisponham a uma atitude mais favorável perante a empresa e seus produtos. E uma das áreas de atuação das relações públicas organizacionais é justamente estimular a confiança entre a instituição e seus clientes, trabalhando a favor da “boa imagem” institucional.
Além disso, a estrutura comunicacional da Publicidade aproxima-se das relações públicas no sentido de buscar convencer um público. Para que isso aconteça de maneira eficaz, deve-se primordialmente detectar o público alvo e escolher a melhor forma de levar a informação a ele, tudo isso sem contar o quanto uma pesquisa de mercado pode auxiliar na venda e na fixação da marca de um determinado produto. E essas são algumas áreas de atuação das Relações Públicas.
Esta é uma breve postagem do Manga com Leite que diz respeito a apenas um exemplo de atuação das Relações Públicas em conjunto com outras áreas.





Flávia Zago

2 comentários:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Não seria necessário, Flavia, falar das diferenças mais do que das semelhanças. Penso que é preciso para um bom entendimento de ambas as áreas.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny