Um brinde ao Manga com Leite!

Comer manga com leite causa indigestão e pode ser fatal. Será?

Essa crença surgiu na época da escravidão. Os senhores de engenho criaram o mito para impedir que seus escravos não comessem as mangas e nem tomassem o leite de sua propriedade. A invenção caiu no consenso popular e permanece até os dias de hoje. Desde crianças ouvimos crenças e histórias passadas de geração a geração e muitas vezes não nos questionamos sobre seu real sentido.
Com a profissão de Relações Públicas acontece a mesma coisa. A área fica presa a discussões “clássicas” e a conceitos importados de outros países que não a levam a rumo nenhum e muitas vezes não condizem com a realidade brasileira. O medo que muitos têm de não passar por cima dos “conselhos da vovó” faz com que a prática das Relações Públicas caia no senso comum, não busque novos caminhos, não considere teorias relevantes e nem o contexto sócio-histórico em que se encontra.

Por isso, o Manga com Leite. Aqui desconstruiremos as normas pré-estabelecidas da profissão e buscaremos novas e polêmicas concepções para debate que levem a uma mudança de consciência do profissional de Relações Públicas. Esperamos que a comunidade de RP se interesse pelo blog e participe conosco das discussões.

Obrigada e uma batida de manga com leite para todos!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

RP em RH?

Será que é possível? Mas os recursos humanos não é área dos psicólogos?


Recursos Humanos não é apenas seleção e treinamento de colaboradores, mas também pode cuidar do bom funcionamento comunicacional e conseqüentemente da harmonia do ambiente organizacional. Essas últimas funções citadas não engloba a psicologia, mas sim as Relações Públicas.

Para que haja a eficácia na comunicação organizacional é de extrema importância que a instituição seja integrada e, para isso, é essencial manter as equipes inteiradas e motivadas. Dentro dela é preciso que apenas um ideal sobre a empresa seja passado, criando um bom senso comum na empresa...

Bom senso. Mas o que seria esse "bom senso", sendo que cada um tem o seu? Criar um bom senso comum dentro de uma organização cabe ao profissional de Relações Públicas disseminar através de um programa de comunicação interna que seja eficiente, esclarecendo a verdadeira missão, objetivos e metas da organização onde as ações equilibram os interesses tanto internos, quanto externos.

Dessa forma, o Relações Públicas cria uma ação política para um ambiente estratégico de incentivo para que os colaboradores sintam-se parte da organização e não apenas mais um dentro dela. Assim, desenvolve um lado humanizador Fazer com que eles "vistam a camisa" da empresa e comprometam-se com ela, firmando ainda mais a identidade organizacional.

Ellen Suzuki

6 comentários:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Tenho que discordar de você, Ellen. Não vejo de bom tom este termo "utilizar/vestir a camisa". Na sua essência, está a negação da própria subjetividade do sujeito. Também esta questão de "harmonizar" precisa ser melhor aperfeiçoada. Será que isso existe mesmo, tal como você coloca? Acho um ponto de vista teórico difícil de ser sustentado. Espero sua discussão.

Ronaldo Bisnaga disse...

Então, eu acho que é necessária essa 'inteiração' por parte dos colaboradores, mas como fazer isso sem transparecer um ideário vertical dentro da empresa?

Anônimo disse...

Olá meninas, muita paz para vcs.
Olha estou num momento da vida em que achei que seria um pouco mais fácil, 4º ano de RP,na FAAT e Atibaia, a dúvida paira no ar, PrEx ou Monografia????
Isso está me deixando louca antes mesmo de começar, enfim. Estou lhes escrevendo pois estava justamente pesquisando algo para me inspirar em um tema, e esse tema RP em apoio a RH, muito me encanta desde o começo, adorei suas colocações Ellen e acho que mecheu mais ainda comigo.Eu acredito nessa parceria e já é hora de outros acreditarem também, seja através desse post ou através da minha monografia ou de tantas outras por aí. Paz para vcs meninas.

Anônimo disse...

Ah....
Eu adoro, vitamina de manga com leite, rsrsrsr.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia disse...

Oi Ellen. Sempre fiquei confusa em relação às funções que cada área exerce. Descobri que cada uma tem sua função, no entanto RP e RH trabalham em conjunto por um mesmo objetivo. Quem quiser saber leia o post que eu fiz sobre o assunto.

http://hiperimagem.org/oqrp/2009/11/rp-x-rh/

@Ju_Graziato